Como viver em um país que nega a terceira idade ?

09:00

Queridas leitoras

Talvez esse post não seja um dos posts mais alegres que já fiz .
Mas acredito que compartilhar nossas experiências , pode sempre tocar uma pessoa, e outra e mais outra.
Calma !
Não é um post Depre . hahaha
Mas uma reflexão um pouco mais profunda .
Ainda não cheguei a terceira idade , ou melhor idade . Mas tenho dúvidas sobre a segunda definição.
E podem ter certeza não é por conta das rugas , que não serão mais escondidas por um botox.
Mas pela falta de estrutura física e emocional que ainda acerca essa fase da vida , no que se refere ao convívio em sociedade .
Vou me explicar melhor .
Minha  mãe, meu xodó, posso afirmar que é um dos amores que eu nem sabia que havia dentro de mim, hoje  com 80 anos, ficou viúva de um casamento de 55 anos . Tem varias dificuldades compatíveis com a idade , sendo a memoria um deles !
Agente ainda se diverte muito juntas. Tomamos sorvetes, vamos a missa ,  (ela é católica ) , cafés e coisas que se fazem com mães ! Ela tem 80 anos , repito, as vezes esquecida , mas com energia vital , que precisa de um chocalhão para se manifestar.
E o que me preocupa ??
Você já experimentou levar um idoso ao médico ? Ou passear em uma calçada ? Ou a um café ?
Você chega em um teatro, ou a um prédio com consultórios e não encontra uma estrutura para recebe-los .Falta pessoas treinadas , falta educação, falta conhecimento sobre o estatuto do idoso ! E falta principalmente entender que você um dia será velho .
O comércio, os restaurantes e até alguns shoppings não conseguem demonstrar o despreparo para o atendimento a pessoa idosa.
Poltronas inadequadas, banheiros impróprios e assim eu poderia passar uma lista enorme de todas as frustrações que eu e minha mãe enfrentamos nesse período .
E sempre fico a pensar como podemos definir, como melhor idade , uma idade que não tem nada preparado para ela.
Um país que não aceita a velhice, que se horroriza , quando a decisão da família é colocar seu idosos uma casa especializada em cuidados , onde eles terão convívio , com pessoas treinadas. Sim, isso acontece !
Um país onde as pessoas não consideram a melhor idade, como experiência de vida , uma vida que foi vivida com suas dores, amores e sonhos. Alguns realizados outros não.
Um país que acha estranheza quando você trata com carinho e paciência um idoso, ou que você ceda  seu lugar para ele sentar e respeite que ele é mais velho que você , e só por isso tem mais direitos que você .
Um país onde um bom dia para um idoso , passa desapercebido, como se ele não estivesse ali. Ou um país onde ganhar seu tempo batendo um papo e deixando ele contar suas historias é perda de tempo.
Hoje somos considerados um dos países que mais consome cirurgias plásticas, beleza e juventude. E vocês sabem que não sou contra . Mas o fato é , vamos envelhecer !
E talvez só tenha tomado conta disso, agora ! De fato !
Convivendo com as dificuldades que a "melhor idade"  traz no meu dia a dia .
E fica a pergunta : Como viver em um país que nega a terceira idade ?
Precisamos muito dessa reflexão !
bjs e até o próximo "`Pensamentos Matinais "


Você também se interessará por:

0 comentários