DICAS FITNESS
Queridas leitoras (es) todo mundo sabe que o blog tem como objetivo tratar de vários assuntos que envolvam beleza, moda e saúde . Então nada mais justo que uma página para falar sobre o mundo fitness e tudo que esta rolando de novidade nele .
Sou amante de atividades físicas, não todas, mas quase todas . kkkkk
Não percam as dicas de profissionais incríveis , que estarão por aqui quinzenalmente !
Beijos !!!!!
Beijos !!!!!
Publicação dia 21/12/2015
POR QUE BOCEJAMOS DURANTE O TREINO?
Quem nunca sentiu aquela vontade incontrolável de bocejar durante o treino?
De manhã, de tarde ou de noite, com certeza isso já aconteceu com a maioria ou todos nós!
BOCEJAR é um ato involuntário do nosso corpo, que acelera os batimentos do coração com o objetivo de aumentar a entrada de ar nos pulmões.
O BOCEJO ainda não tem uma causa definitiva, segundo os estudiosos. Porém, há quatro hipóteses possíveis sobre o fato:
1- SONO
O mecanismo é usado para aumentar a atenção nos casos de noites mal dormidas. Aumentando a circulação e diminuindo a temperatura corporal, o bocejo ajuda a driblar os efeitos do sono.
Vale a pena atentar-se à qualidade do seu sono!
2-TREINAMENTO
Com o exercício, liberamos o hormônio chamado serotonina, que tende a diminuir a sensação de dor e deixa o corpor todo mais relaxado. Essa sensação provoca sono e o bocejo acontece seguindo as etapas do item anterior.
3 -HIPOGLICEMIA
É a diminuição de açúcar no sangue e pode ocorrer por dois motivos básicos:
1) Baixa ingestão calórica (principalmente de carboidratos) antes do treino, o que diminui a reserva energética desse substrato (glicogênio) no sangue durante o treinamento.;
2) Hipoglicemia de rebote. Ocorre quando há ingestão de alimentos com alto índice glicêmico (de 30 até 60 minutos antes do treino). Isso faz com que os mecanismos de remoção da glicose circulante se ativem de forma bruta, causando a hipoglicemia.
4 -TEORIA DA TERMORREGULAÇÃO
Estudos mostraram que o intervalo entre um bocejo e outro é maior onde as temperaturas são mais baixas, comprovando que o bocejo pode ser, também, um mecanismo de resfriamento dos sistemas, inclusive do cérebro. Vale ai prestar atenção à temperatura do local de seu treino.
Vimos, então, que o bocejo durante o treino pode ser simplesmente porque estamos com sono, ou, sinal de que algum fator não está tão adequado (temperatura local ou alimentação pré-treino).
Atenção aos sinais que o corpo manda!
BONS TREINOS!

Personal Trainer na mesma, em estúdios e residências. Atua desde 2009, tendo como foco estilo de vida ativo e saudável, melhora do condicionamento físico e, consequentemente, ganho de força, hipertrofia, emagrecimento e estética;
Blogueira e modelo fitness.
Contato : (12) 997774578
Publicação dia 07/12/2015
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ESPORTES DESDE CEDO
Muitas crianças praticam atividades físicas coletivas desde cedo, escolinhas de futebol, vôlei, basquete, handebol, natação, entre outros.
Na ERA DIGITAL que vivemos nessa década, essa atitude, que deve ser incentivada pelos pais, é uma saída sensacional para que as crianças não se tornem reféns dos eletrônicos.
Não que elas não devam ter acesso à internet, tablets, jogos eletrônicos e afins - até porque o futuro vai girar em torno disso- mas, essa não deve ser a ÚNICA forma de diversão e distração das crianças e também adolescentes.
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ESPORTES
(Ou atividades físicas em grupos)
Quando exposta a várias propostas de movimentação, a criança desenvolve melhor suas habilidades, como correr, saltar, agarrar, agachar, lançar entre outros.
Além de estimular a coordenação motora, condicionamento cardiovascular, resistência muscular, flexibilidade e agilidade.
Trabalhar em grupo desenvolve uma capacidade, que a criança vai levar pro resto da v
Conviver com pessoas de personalidades diferentes, dividir tarefas, cooperar e saber esperar a hora certa de agir são alguns exemplos de atitudes importantíssimas num jogo coletivo e também numa grande empresa, onde o sucesso geral depende do esforço e colaboração de cada integrante.
Na vida, não ganhamos sempre. Numa situação de competição esportiva o mesmo acontece. A equipe pode vencer ou não os jogos e o campeonato final.
Por mais que tenham batalhado ️treinando, o outro adversário pode estar mais bem preparado para aquela situação, fazendo com que seu time perca.
Imane-se no vestibular para uma grande universidade. Por mais que você tenha estudado e se preparado, há chances de outros concorrentes preencherem o número limitado de vagas, e você pode ficar de fora daquele processo seletivo. Essa situação é estressante é frustrante. Mas, sabendo lidar e tendo experiências anteriores com ganhos e perdas, a motivação e determinação se mantém e isso não ser o "fim do mundo".
Tudo tem sua hora certa.
Com o esporte não é diferente. Cada posição é ocupada por um número de pessoas, e muitas gente fica na reserva. Os treinamentos são iguais, mas na hora H nem todos entram "em campo". Administrar essa situação é uma ótima experiência que também será levada para a vida.
Aprender a ter hora de treinar, hora de estudar e hora de brincar.Saber que há responsabilidades a serem cumpridas e metas a serem atingidas.
Atitudes simples desde preparar o lanche, separar o uniforme ou comunicar aos pais que haverá um torneio no final de semana, fazem com que a criança se torne mais disciplinada e responsável pelos seus compromissos.
Como falado no início, o que mais se vê são pessoas (incluindo adultos) zumbis: olhando para o celular e ausentes do ambiente que estão.
Ter momentos de contato com pessoas têm se tornado raros. O esporte proporciona a melhora desse contato gerando mais vínculos de coleguismo e amizades, descartando a necessidade das redes virtuais.
São muitos os benefícios de inserir crianças em grupos de atividades físicas.
Pode ser um grupo de dança, arte marcial ou uma atividade com bola no clube.
O mais importante é estimular a geração atual, proporcionando meios de desenvolvimento físico e psicossociais.
Beijos !
Personal Trainer na mesma, em estúdios e residências. Atua desde 2009, tendo como foco estilo de vida ativo e saudável, melhora do condicionamento físico e, consequentemente, ganho de força, hipertrofia, emagrecimento e estética;
Blogueira e modelo fitness.
Contato : (12) 997774578
Publicação dia 23/11/2015
MUSCULAÇÃO PARA PERDER PESO
Entendendo o que é EMAGRECER...
Por definição, significa ficar magro, perder gordura ou peso corporal.
Com o sedentarismo, rotina de trabalho estressante, falta de tempo e ausência de hábitos saudáveis, a população está cada vez mais acima de seu peso ideal, tendo como consequências muitos problemas de saúde e auto-estima.
A receita para o emagrecimento é fácil: dieta e exercícios.
Quanto menos você consome e quanto mais calorias gasta, mais você emagrece. É uma conta matemática.Mas cada pessoa tem um biótipo, um histórico de atividades e um tipo de tolerância a dietas.
O foco de hoje é falar sobre como a musculação pode influenciar no processo de emagrecimento.
Muitos são os benefícios da prática constante da musculação:
- Aumento de massa magra;
- Melhora do metabolismo basal;
- Diminuição no percentual de gordura;
- Prevenção e recuperação de lesões;
- Socialização, entre outros.
A musculação causa micro-lesões nas fibras musculares que devem se recompor no período de recuperação do treino, gerando adaptações fisiológicas para que essa musculatura fique mais rígida e/ou mais volumosa.
Para essa recuperação acontecer ocorre o EPOC, que é o aumento do consumo de oxigênio do corpo, gerando grande gasto energético.
O que acontece é que, com músculos bem trabalhados, o METABOLISMO BASAL, que é aquele que funciona o dia todo, mesmo quando nós estamos nos exercitando, mantém-se alto. Ou seja....
O corpo "musculoso" gasta mais calorias no dia-a-dia que um corpo "não musculoso".
Fazer atividades APENAS aeróbias (corrida, caminhada, aulas de jump por exemplo) emagrecem sim, mas você gasta a maior parte das calorias no momento da atividade, e não depois.
Se você é praticante de corrida, por exemplo e tem uma frequência semanal de três vezes, em uma determinada semana você treina apenas um dia, por algum motivo. Nessa semana, seu gasto calórico será muito mais baixo, pois nos dias que faltou à corrida, nada acontece com seu organismo.
"O exercício resistido, assim como o intermitente, possui um grande número de variáveis. Além disso, o efeito sobre o sistema endócrino desse tipo de exercício e treinamento também depende de tais variáveis. Por isso, é difícil encontrar consenso na literatura, já que número de séries, repetições, tempo de intervalo entre as séries e os grupos musculares envolvidos podem alterar drasticamente a resposta hormonal. Contudo, melhoras significativas na resposta hormonal são encontradas nesse tipo de exercício" (CARNEVALLI, LIMA E ZANUTTO, 2011).
Já com atividades de resistência muscular, você pode não gastar tantas calorias quanto numa corrida durante o exercício, mas seu corpo faz um grande esforço para recompor toda musculatura pós treino e para manter esse músculos ativos ao longo do dia (fora do treino) precisará de um gasto energético maior.
Seguindo o exemplo anterior da corrida, vamos transformar a situação para um praticante de musculação com a mesma frequência semanal. Se ocorre a falta do treino, o corpo continua trabalhando pois tem que manter aquela musculatura já desenvolvida, mantendo alto seu gasto energético.Claro que isso tem um prazo, um novo estímulo deve ser dado aos músculos para que isso se mantenha por mais tempo.
LIMA e col, 2009, afirma que o músculo esquelético é o principal responsável pela adaptações metabólicas promovidas pela prática de exercícios, que afeta a composição das fibras musculares. O treinamento físico pode ainda normalizar a captação de glicose pelo aumento da expressão da GLUT4 (proteína transportadora de glicose) somando a um aumento na sinalização da insulina com seu receptor.
Sob o ponto de vista que a musculação promove alto gasto calórico após o exercício e promove uma boa manutenção do metabolismo basal, esta pode ser a melhor atividade para emagrecimento.
Porém, a combinação desse tipo de treino, com exercícios cardiovasculares e aeróbios, que também mobilizam grande quantidade de substratos energéticos, pode ser muito efetiva para emagrecimento e diminuição de percentual de gordura.
Com acompanhamento nutricional essa ação é otimizada proporcionando melhores resultados.
Procure um treinador que faça uma avaliação do seu caso para que você possa ter resultados efetivos. Sempre importante lembrar que, além do que os livros dizem, é de suma importância realizar atividades que te deem prazer e que sejam agradáveis para você.
O fator motivacional é importante em qualquer programa de atividades físicas.
Referências :
LIMA, W.P. et al, "Lipídios e exercícios, aspectos fisiológicos e do treinamento". Editora Phorte, São Paulo, 2009.
CARNEVALLI, L. C.; LIMA, W. P; ZANUTO, R. "Exercício, emagrecimento e intensidade do treinamento - aspectos fisiológicos e metodológicos". Editora Phorte, São Paulo, 2011.
Espero que tenham gostado! Bons treinos!
BEIJOS!
Professora da Cia Athletica de São José dos Campos;
Personal Trainer na mesma, em estúdios e residências. Atua desde 2009, tendo como foco estilo de vida ativo e saudável, melhora do condicionamento físico e, consequentemente, ganho de força, hipertrofia, emagrecimento e estética;
Blogueira e modelo fitness.
Contato : (12) 997774578
Publicação dia 09/11/2015
Férias ! QUEIMANDO CALORIAS À BEIRA MAR :
Da série #VerãoLeve
Hoje a dica é sobre como manter o corpo em dia e aproveitar o sol ao mesmo tempo.
Hoje a dica é sobre como manter o corpo em dia e aproveitar o sol ao mesmo tempo.
Não é só porque você vai pra praia que deve comer camarão frito e ficar sentado na cadeira torrando! Você pode aproveitar de maneira divertida e ainda gastar umas calorias extras.
Algumas atividades que fazem seu corpo manter a forma e ainda pegar um bronze:
1.FRESCOBOL
Bom para o corpo todo. Trabalha deslocamentos, mudanças de direção e força de braços, além da coordenação.
Uma ótima opção se você tem um parceiro animado que também curte se mexer.
Procure areia mais dura para essa atividade.
2. CAMINHADA NA ÁGUA
Andar com a água na altura das canelas é muito refrescante e, principalmente, ofere uma resistência aos membros inferiores, estimulando não só o sistema cardiovascular, como força das pernas e glúteos.
3.CAMINHADA NA AREIA
Se seus joelhos não apresentam algum tipo de lesão ou incômodo prévio, você pode caminhar na areia fofa, garantindo um trabalho bem intenso e estimulante. O fato de estar descalço numa superficie irregular estimula também, o sistema responsável pelo equilíbrio e propriocepção, e ainda atinge as fibras mais profundas dos músculos quando você tem pequenas instabilidades na pisada.
4. PATINAR NA ORLA
Fim de tarde chegando e sempre é uma delícia curtir o agito da orla da praia. Você pode vestir um shortinhos e se mandar pro alsfalto sobre suas rodinhas. Vale levar uma playlist divertida e curtir o sol se pondo enquanto vai e volta.Não tem patins?! Pegue sua bike ou skate e capriche!
5. SURF
Não precisa ser um Big Rider para aproveitar as ondas. Primeiro procure um parceiro que já tenha experiência e possa te ajudar. Comece no inside (parte mais rasa) e não se preocupe em ficar de pé de primeira. Curta o vai e vem das ondas pegando uns jacarés. Se tiver uma prancha grande (Fun ou Long board) pode experimentar se levantar e deixar as ondas fazerem o resto do trabalho. A sensação é maravilhosa!
Viu só como dá para gastar caloria e se divertir ao mesmo tempo?
Lembre-se que a hidratação e proteção solar são indispensáveis!
BOA PRAIA E BONS TREINOS!

Professora da Cia Athletica de São José dos Campos;
Personal Trainer na mesma, em estúdios e residências. Atua desde 2009, tendo como foco estilo de vida ativo e saudável, melhora do condicionamento físico e, consequentemente, ganho de força, hipertrofia, emagrecimento e estética;
Blogueira e modelo fitness.
Contato : (12) 997774578
Publicação dia 07/11/15
Conheça um pouco mais sobre nossa Parceira !
Elisa Pritsopoulos
Personal Trainer. Formada em Educação Física pela Universidade
Federal de Santa Catarina, com especialização em Fisiologia do Exercício -
aplicada à prescrição.
Dedicou-se à dança desde os três anos de idade. Como
sapateadora, bailarina e coreógrafa, dançou em diversos festivais pelo Brasil e
pelo mundo (Joinville, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Chicago IL-EUA, Los
Angeles CA-EUA, entre outros).
Desde 2005, quando ingressou na universidade, aprofundou-se como
treinadora com cursos como Ginástica Body Systems (Power Jump, Body Pump, Body
Balance), Mat. Pilates, Treinamento Funcional em Suspensão (TRX), Core
Instructor (Core 360), Atividades para Terceira Idade e Grupos Especiais,
Hidroginástica, Natação e Biomecânica (Programa Pós-Graduação da UFSC).
Apaixonada por exercícios e por um estilo de vida equilibrado,
atualmente, administra o blog elisaprits.com.br com dicas sobre atividades físicas, receitas, vídeos de treino e
assuntos relacionados.
-
Professora da Cia Athletica de São José dos
Campos;
-
Personal Trainer na mesma, em estúdios e
residências. Atua desde 2009, tendo como foco estilo de vida ativo e saudável,
melhora do condicionamento físico e, consequentemente, ganho de força,
hipertrofia, emagrecimento e estética;
-
Blogueira e modelo fitness.
Contato : (12) 997774578
Publicação dia 26/10/15
Ballet Fitness : Eu fiz uma aula experimental
Dicas Fitness da semana !
Queridas leitoras hoje as dicas fitiness , são muito mais
uma troca de experiência, do que uma dica .Afinal de contas eu não sou a profissional qualificada para
dizer faça ou não faça aquilo.Mas posso compartilhar com vocês as experiências que ando
aprontando por ai ! hahaha
Bom, nesta sexta feira eu fiz uma aula experimental de
X-TREME , que a gente conhece mais como o balé fitness. Foram 60 minutos de muito suor, concentração e olha saí bem quebrada da aula.
Basicamente , a aula leva com ela princípios do balé , no que diz respeito a postura .
Tínhamos que fazer pé e mão de bailarina o tempo todo ! Mas é muito divertido.
Exercícios no solo, e na barra , não deixam a desejar
para nenhuma outra atividade física que fiz até hoje.
O que mais senti que foi trabalhado foi a parte interior das
coxas, muito força no braço e resistência das pernas.
Como eu disse , essa foi a minha experiência. E se você não
gosta muito de malhar em academias convencionais , fazendo musculação, não que
eu ache com minha ignorância que uma atividade substitua a outra, Mas você pode optar por algo assim para treinar e se
divertir mas vai malhar pesado e com um incentivo a mais ( o balet) , principalmente
para as amantes de dança .
Ahhhh ..... e segundo informações colhidas , é uma atividade física excelente para endurecer ( fortalecer ) , perder alguns quilinhos e eliminar o Stress do dia a dia .
A educadora física que ministrou a aula disse que em uma aula bem feita você perder até 600 calorias ! Ufaaa.... Dá pra
começar a gostar da modalidade . ;)
* os créditos das imagens não foram encontrados .
Publicação 12/10/2015
Meu filho prática esporte e atividades físicas .
Conselho: Meu filho/filha praticam exercícios porquê. ..
A pratica de atividade física é comprovada em diversos estudos de grande importância para o crescimento e formação de um povo.
Abrangindo mais ainda essa pratica adotamos também os esportes, esses são as manifestações tidas como culturais que contribuem para consolidar dentro de cada um o ser humano integral, que alia a produção material a produção intelectual.
Estamos atualmente vivendo uma época, em que o homem cansado após décadas de investigações filosóficas e cientificas entrou num processo de conscientização, que o leva gradativamente ao cultivo de sua CAPACIDADE FÍSICA, e obtendo com isso uma grande satisfação interior e um convívio alegre e descontraído dentro da sociedade.
O lema profissional de todos nós professores de educação física é: CORPO SÃO, MENTE SÃ.
A esse médicos e psicólogos do mundo inteiro realçam frequentemente sua importância. Essa afirmação é comprovada mesmo no seu dia-a-dia. Basta observar uma pessoa que pratica exercícios regularmente, ou mesmo um atleta para afirmar que além de boa forma, bom condicionamento, há ainda uma mente sadia por tras de todo delicioso semblante.
De acordo com,Bolsanello (1986), pessoas “que repartem seu tempo entre os estudos e ou trabalho e ou tarefas diárias,e ou esportes em geral, são pessoas mais dinâmicas, mais positivas, do que aquelas cujas as horas de lazer são preenchidas por coisas futeis”.
A pratica de atividade Fisica assim como a pratica desportiva incentiva sua natureza competitiva, dinamiza seu entusiasmo pela vida, lhes proporciona um ambiente sadio entre outros aspectos fisiopisicologicos. Além disto, a boa forma fisica, o corpo saudavel e bem delineado, é outro fator de incentivo.
Vamos pensar na tecnologia, essa é uma grande arma contra o futuro psicomotor das nossas crianças e e adolescentes, nossos futuros adultos.
Infelizmente, não existe ainda uma total conscientização da importância do exercício por parte de todos os pais .
- primeiramente, os ideais; os que além de compreenderem a importância do exercicio para a boa formação de seus filhos, desciplinam a sua vida harmoniosamente. Tempo para tudo. Acompanham, orientam e deixam “passar” o incentivo de ao menos uma hora de uma aula de ginástica por causa de um cabelereiro, um cinema, ou porque esta mais “tranquilo” com a criança ou adolescente estando horas e horas no celular ou video game ou computador.
- depois, aqueles que gostariam de ter sido atletas e, ter Jogado mais bola com os amigos etc, projetam para o filho todos os anseios de uma juventude fracassada. Não lhes dão livre-arbitrio. Trasformam o que poderia ser agradável, numa imposição massante.
- em terceiro lugar, os que foram atletas e ou sempre amaram exercicios e gostariam que seus filhos lhes seguissem o caminho. Geralmente exigem demais, sufocando, ou são excelentes orientadores e exemplos benéficos para a criança e ou adolescente.
- e Finalmente os mais comuns,aqueles que não estão nem aí. Demonstram geralmente má vontade em comprar um agasalho, trajes para o esporte, uma camiseta que seja para ir a academia, alegando que são carissimos, procurando convencer o filho que lhe seria muito mais útil um traje na ultima moda, para ir num anniversário ou festa qualquer. Estão sempre destinados a ficarem furiosos quando os filhos aparecem cheios de machucados obtidos na prática de um esporte. Na prática de um exercícios no geral.
Encontramos também os que independentemente de qualquer má vontade, simplesmente não tem condições financeiras de custear despesas para o filho praticar uma atividade física, um esporte desportivo qualquer.
Em suma, a atividade física, seja ela representada na prática fitnnes, recreativa, desportiva é sadia, agradável e útil na formação de uma criança, de um adolescente, quando desenvolvido simultaneamente à cultura e outros fatores.
É claro que não podemos colocar o Brasil numa posição semelhante aos paises mais desenvolvidos. Nosso país é jovem nisso,e, como todo jovem, cheio de esperança para o futuro. Juntamente com outros fatores sociais, politicos e economicos o incentivo pelos pais do desporto e ou atividade física em geral no Brasil se desenvolverá naturalmente e gradativamente de acordo com os anseios de nosso povo.
Fonte: BOLSANELLO, BOLSANELLO. Análise Do Comportamento Humano em Psicologia. conselhos. Ed. Educacional Brasileira. Curitiba-PR. 1986.
Gostou a dica ?
Você pode compartilhar com seus amigos e ainda tirar todas as suas duvidas
Deixe nos comentários, a Jú vai responder tudo pra gente.
Juliana Amorim
Personal Trainner
Professora da Academia Runner de São José dos Campos
Cref: 082029-G/SP
Tel : (12 ) 981622264
Publicação 28/09/2015
Incontinência Urinária durante as atividades físicas !
DURANTE O EXERCÍCIO NÃO CONTROLO MEU XIXIZINHO ?
A SOLUÇAO É FORTALECER O ASSOALHO PÉLVICO (INCONTINENCIA URINARIA DURANTE ATIVIDADE FÍSICA). ALGUMA VEZ VOCÊ NOTOU QUE DURANTE OU APÓS UM DETERMINADO EXERCÍCIO FÍSICO, SUA CALCINHA ESTAVA URINADA? ENTÃO... TUDO TEM HAVER COM O ASSOALHO PÉLVICO. 

O Assoalho pélvico (AP) é uma estrutura complexa que envolve a pelve. Já o termo musculatura do assoalho pélvico (MAP) são as camadas musculares desta região anatômica. A uretra, a vagina e o reto passam por meio do AP e são envolvidos pela musculatura. Sua principal função (AP) é suportar todos os órgãos pélvicos, enquanto a função do MAP é realizar a contração e o relaxamento. O enfraquecimento muscular do assoalho pélvico pode ocorrer de diversas maneiras: Dificuldade no parto, obesidade, idade, cistocele e incontinência urinária, causando o enfraquecimento de suas funções e na maioria das vezes e necessária a intervenção da fisioterapia. Segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS), a incontinência urinária (IU) consiste em perda involuntária de urina pela uretra, TRATA-SE DE UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA EM QUALQUER FAIXA ETÁRIA, CUJO RISCO AUMENTA COM A IDADE. NO BRASIL CALCULA-SE QUE EXISTAM MAIS DE 13 MILHÕES DE MULHERES COM ESSE PROBLEMA. De acordo com a ICS, os tipos de IU mais prevalentes na mulher são a incontinência urinária de esforço (IUE), a bexiga hiperativa idiopática (BH) e a incontinência urinária mista (IUM). Na IUE, a qual nos interessa nas dicas de hoje: ocorre perda de urina aos esforços, por exemplo, ao tossir, espirrar, pular, deambular, fazer força, mudar de decúbito e rir intensamente. É o tipo mais comum de IU em mulheres, e sua prevalência pode variar de 15 a 56%, dependendo da população estudada e do critério empregado para o diagnóstico. A SOLUÇÃO? fortalecer os músculos necessários para manter a continência urinária e a organizar a ação do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático nas contrações involuntárias do músculo detrusor, OU SEJA: A reeducação da musculatura do assoalho pélvico é funda¬mental no programa que busca a prevenção, melhora ou mesmo a cura da IU e a melhora da função sexual. foram encontrados no banco de base de dados Scielo (Scientific eletronic library online) --- artigos, dos quais foram selecionados : observou-se que exercícios de alto impacto podem ocasionar fraqueza da musculatura DO ASSOALHO PÉLVICO e consequentemente a incontinência urinária, mas que há reversão em muitos casos com a fisioterapia uroginecologica e PREVENÇÃO COM EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA A MESMA REGIÃO. Zucchi, 2003 aponta que 50% das mulheres que não apresentam os sintomas de riscos citados acima, não descarta ter perda de urina durante DETERMINADA ATIVIDADE FÍSICA E/OU DIÁRIAS. Exercícios que exigem muito esforço físico e exigem um alto impacto pode acontecer um aumento excessivo na pressão intra-abdominal. Ocasionando a sobrecarga nos órgãos pélvicos, empurrando-os para baixo, isso causa danos aos músculos responsáveis pelo suporte destes órgãos. Os exercícios de alto impacto realizado sem a correta orientação para o reforço do AP, torna-se um fator de risco para o desenvolvimento da Incontinência urinária na mulher.
POR FIM, SE VOCE GOSTA DE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA EM QUE HAJAM QUALQUER DOS FATORES CITADOS ACIMA, PROCURE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CREDENCIADO. ESTE IRÁ RECOMENDAR A VOCÊ EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PARA FORTALECER ESSA REGIÃO, PROMOVENDO A MANUTENÇÃO DOS SEUS EXERCÍCIOS MAIS QUERIDOS, MESMO QUE ESSE TENHA A POSSIBILIDADE DE RISCOS DO ENFRAQUECIMENTO DO ASSOALHO PÉLVICO.
FONTES: Marcela Souza Berquó1Marília Oliveira Ribeiro2 Rita Goreti Amaral3 . Physical therapy in the treatment of female urinary incontinence. 2009. ZUCCHI Evm, SARTORI MGF, GIRÃO MJBC, BARACT EC, LIMA GR. Impacto da atividade esportiva no assoalho pélvico. Feminina 2003; 31(4): 333-335 MESSELINK B, BENSON T, BERGHMANS, et AL. Standardization of Terminology of Pelvic Floor Muscle Function and Dysfunction: Report from the Pelvic Floor Clinical Assessment Group of the International Continence Society. Neurourology and Urodynamics 2005;24:374-380 COLABORADORES; JULIANA AVELINO
Deixe nos comentários, a Jú vai responder tudo pra gente.
Juliana Amorim
Personal Trainner
Professora da Academia Runner de São José dos Campos
Cref: 082029-G/SP
Tel : (12 ) 981622264

Publicação 21/09/2015
Abdome sarado
Buscar o “tanquinho” vai muito além da vontade de manter o perfil estético a mostra. Você sabia que diversas doenças fatais estão associadas ao acumulo na gordura que se concentra no abdômen? Um abdome firme colabora no alinhamento de pélvis e tronco em qualquer movimento que você faz, como correr, praticar desporto, transar, ou mesmo armar uma tenda na praia pra tomar aquela cerveja no verão.
Sem essa estrutura postural relacionada com a coluna, as articulações do corpo como um todo não trabalham em conjunto, isso limita seus resultados tão almejados e aumentam o risco de lesões. “algo que dificulta bastante na definição do abdome é fazer sempre os mesmos movimentos para trabalhar a região. O corpo se adapta e responde menos aos exercícios, o que pode impedir seu progresso” (apud Hartman, 2013).
Seguem então dicas para você variar o treino de abdome e dar novos estímulos a seus músculos, favorecendo o designem deles.
Com a rotina, isso o ajudará a secar aquela gordura extra localizada nessa região, além de turbinar a saúde você irá caminhar para o famoso “tanque”.
Vale ressaltar que apenas os exercícios localizados para o abdome não irão fazer aquele pneuzinho desaparecer. Pois a gordura relaciona-se com o treino focado no corpo como um todo, e essa irá desaparecendo conforme os treinos focados nesse objetivo. Outro aspecto importante é o fato de acharmos que um exercício abdominal trabalha apenas um região dessa anatomia. Saiba que temos a região do abdome como um todo, onde um exercício de abdome obliquo também trabalhar o abdome reto, que um exercício para o abdome infra também trabalha o obliquo, ou seja, biomecanicamente o abdome só realiza dois movimentos, flexão e extensão, sendo assim, quando variamos o foco de cada porção abdominal estamos apenas intensificando o exercício para um lado, mas isso não significa que o todo não esteja sendo trabalhado.
Exercício 1 - Pullover com kettbell e isometria
Deite em um colchonete com as costas apoiadas no chão. Flexione as pernas de modo que elas formem um agulo de 90 graus. Afaste os joelhos lateralmente e uma a sola dos pés. Segure o kettbell acima do peito com os braços levemente flexionados e a palma das mãos virada uma para outra. Desça o peso para trás até aproxima-lo do chão, sem tirar a lombar do solo. Mantenha-se assim por 30segundos. Retorne a posição inicial. Isso é uma repetição, faça 12.
Exercício 2 - Prancha com remada na polia
Fique em posição de flexão de braços. Apoie os antebraços no chão e deixe os cotovelos flexionados a 90 graus. Estenda o braço direito para a frente e segure um pegador preso pela polia baixa da estação de cabos. Flexione o cotovelo direito rente ao corpo até ele chegar ao quadril, volte. Execute 15 repetições. Depois realize o movimento com o outro braço. Isso é uma série faça 3.
Exercício 3 -Caminhada com kettlebells
Em pé, segure um par de kettebells a frente do peito com os punhos unidos. Deixe os cotovelos flexionados e a palma das mãos virada uma para outra. Apoie a parte de baixo de cada peso no antebraço. Caminhe para frente e até dar 20 passos (10 com cada perna). Contraia o abdome e mantenha o corpo ereto durante todo o movimento. Isso é uma serie faça 4.
Exercício 4 - Rolamento diagonal com roda
Ajoelhe no chão e segure as manoplas da roda de exercícios. Deixe as mãos bem abaixo dos ombros e os braços levemente flexionados. Sem tirar o joelho do solo ou apoiar o quadril no chão, role a roda para frente e para a direita o mais longe que conseguir. Retorne. Realize 10 repetições. Depois execute o exercício para frente e para a esquerda. Isso é uma série. Faça 3.
Exercício 5 - Extensão de braços ajoelhado no pulley
Prenda uma corda no pulley. Fique em pé, de costas para o aparelho. Flexione os cotovelos e segure cada ponta da corda em uma mão, deixando-as ao lado da cabeça. Dê um passo para a frente com o pé esquerdo. Flexione o joelho esquerdo a 90 graus e apoie o direito no chão. Essa é a posição inicial. Contraia o abdome e estenda os braços acima da cabeça, sem deixar as mãos irem para trás. Retorne. Faça 3 series de 12 repetições.
Exercício 6 - Abdome infra na fita de suspensão
Prenda os pés em uma fita de suspensão e fique em posição de flexão de braços. Seu corpo deve formar uma linha reta dos calcanhares à cabeça. Mantenha as mãos afastadas em uma distância pouco maior do que a dos ombros. Deixe o abdome contraído. Sem arquear as costas, leve os joelhos em direção ao peito. Retorne para a posição inicial. Faça 3 series de 12 repetições.
PROCURE UM PROFISSIONAL DA ÁREA PARA TE ORIENTAR, ESTE DEVERÁ SABER MOSTRAR A EXECUÇÃO CORRETA DE CADA EXERCÍCIO DE ACORDO COM AS DESCRIÇÕES
Fonte: men’shealth ed90 ano8 n6 out2013 pg35 ed abril – viver melhor é fácil.
Fim da conversa no bate-papo
Deixe nos comentários, a Jú vai responder tudo pra gente.
Juliana Amorim
Personal Trainner
Professora da Academia Runner de São José dos Campos
Cref: 082029-G/SP
Tel : (12 ) 981622264
Publicação dia 14/09/15
Quando retomar os treinos após uma cirurgia ?
ATIVIDADE FÌSICA x PÒS - OPERATÓRIO.
PASSEI POR UMA CIRURGIA, ESTOU NO PÓS-OPERATÓRIO, MAS QUERO TREINAR E ESTOU SEM IDÉIA (. . .)
Você está em casa, em repouso, pois passou por uma cirurgia após ter fraturado várias costelas, colocado vários pinos e esmagado diversos tendões, ou então ao invés de um acidente você apenas fez uma cirurgia estética , mas quer treinar e não aguenta mais ficar em casa deitada .... com aquele tédio.
BOM ENTÃO AÍ VAI A DICA:
Seja qual for a sua cirurgia , eletiva, estética ou de urgência e qual repouso foi recomendado, não se pode descuidar do pós-operatório. É preciso respeitar o tempo de repouso, que varia de cirurgia para cirurgia e de paciente para paciente. “Após uma cirurgia, o paciente não pode sair por aí fazendo exercício físico, principalmente se ainda existirem pontos na região operada e mesmo depois de retirados os pontos é preciso o acompanhamento do médico e de um profissional preparador físico para decidirem quando é a hora de retomar ou começar os exercícios”, (Letízio, 2012).
O que você pode fazer, para controlar essa fase, é meditar e se controlar.
Se você já consegue dar uma ” caminhadinha”. Levante da cama e vá até a sala de estar. Sente no sofá espere um pouco, levante do sofá vá até outro cômodo. Pense em coisas boas, relembre coisas boas, ligue para uma amiga e conversem coisas que emanem pensamentos positivos, que certamente não irão te prejudicar e com certeza irá ajudar.
De acordo com Sharkey, 2006. Antes de retomar e/ou começar seus treinos, o melhor que você tem a fazer é selecionar formas alternativas para permanecer ativo e apto fisicamente. Mas cuidado, não significa que você vai fazer 60 sentadinhas no sofá, 80 voltinhas do quarto pra cozinha e etc... Por fim, tendo passado pelo período pós-operatório com êxito; recomenda-se começar/recomeçar seu desempenho físico com caminhada e corrida como formas de exercícios. Pois caracterizam-se como atividades as quais controlamos com facilidade sua intensidade e duração, além do que, podem ser realizadas a qualquer hora, clima e lugar, e na fase em que você se encontrará, recondicionamento/condicionamento, seu corpo necessitará de alternativas muito boas para alcançar e manter a capacidade física e seus benefícios.
FONTES:SHARKEY, B. J Condicionamento físico e Saúde, Porto Alegre: Artmed, 2006.
Deixe nos comentários, a Jú vai responder tudo pra gente.
Juliana Amorim
Personal Trainner
Professora da Academia Runner de São José dos Campos
Cref: 082029-G/SP
Tel : (12 ) 981622264
Publicação dia 31/08/15
VOCÊ NAQUELES DIAS E SEU DESEMPENHO FÍSICO NO BREJO ?
“Hoje eu estou menstruada, que saco”.
“Hoje eu estou menstruada, que saco”.
Frase de todas nós mulheres que recebemos essa visita todos os meses . E mesmo as mulheres que não recebem a tal “visita”, acabam tendo que “fazer sala” do mesmo jeito.
Dependendo da intensidade e da época do ciclo, a atividade menstrual pode interferir no desempenho físico.
Dependendo da intensidade e da época do ciclo, a atividade menstrual pode interferir no desempenho físico.
A liberação do hormônio endorfina, conhecido por todos nos dias de hoje, como aquele que promove a alegria, melhora da memória, bloqueiam as lesões nos vasos sanguíneos, melhoram a vida sexual e etc.
Sabe-se que o hormônio prolactina é responsável por possíveis falhas na menstruação, fato que nos faz igualar a exercícios que exigem além das capacidades físicas da mulher, ou seja exercícios muito pesados ajudam no aumento de liberação da prolactina, e com isso podem causar falhas menstruais.
Temos que entender o seguinte: existem 3 fases do ciclo e cada fase tem sua característica, deve-se indagar o seguinte: e as mulheres que não menstruam (são diversos os motivos) elas também passam por isso?
Sabe-se que o hormônio prolactina é responsável por possíveis falhas na menstruação, fato que nos faz igualar a exercícios que exigem além das capacidades físicas da mulher, ou seja exercícios muito pesados ajudam no aumento de liberação da prolactina, e com isso podem causar falhas menstruais.
Temos que entender o seguinte: existem 3 fases do ciclo e cada fase tem sua característica, deve-se indagar o seguinte: e as mulheres que não menstruam (são diversos os motivos) elas também passam por isso?
Como eu disse no parêntese existem diversos motivos mas dependendo de qual seja essas mulheres podem sim ou não ser igualadas a essas alterações físicas. Para cada fase do ciclo existem uma maneira de continuarmos a manter o nosso desempenho físico desportivo.
Então com a folicular que é a dita menstruação vem mais cansaço, desanimo, cólicas. RECOMENDAM-SE TREINOS LEVES COMO, COMO PILATES, BODY BALANCE, ALONGAMENTO, BIKE/SPINNING FC 70% DO 1° AO 5° DIA.
Depois, finalmente a visita foi embora, a menstruação acabou e nesse momento aumenta o desempenho físico principalmente velocidade, resistências aeróbias, anaeróbia. A DICA É TORNAR O TREINO MAIS INTENSO DO 6° AO 11° DIA.
SEGUNDA FASE A FASE OVULATÓRIA
Ocorre diminuição no desempenho nas valências força, e coordenação quando comparadas com a fase primeira, ISSO OCORRE DO 12° AO 16° DIA, depois entre o 16° e 22° em diante vem um gigante pico no desempenho e rendimento nas valências força, velocidade, e resistência. A DICA É POTENCIALIZAR OS TREINOS. TREINAR PESADO MAIS UMA VEZ
TERCEIRA FASE A FASE LUTEÍNICA
É onde ocorre a TPM, e a parada é a seguinte. Dá a maior vontade de matar..de gritar..de explodir...mas não faça isso,” levante as mãos e entre no clima, batendo palma”....Devido a falta de fecundação do óvulo, o folículo do ovário se rompe e é eliminado através da menstruação. NESSA FASE HÁ ENORME REDUÇÃO DE DESEMPENHO E MAIOR FADIGA MUSCULAR. O IMPORTANTE É SABER QUE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS SERÃO OS RESPONSAVEIS EM AJUDAR A AMENIZAR ESSE SINTOMAS.
Então avise seu professor sobre o seu ciclo, informe ao seu profissional de educação física habilitado os dias...datas...ele montará um treino de qualidade e melhores resultados pra você...
Bom desempenho e bons treinos !!!
Bom desempenho e bons treinos !!!
Gostou ?
Fontes: discoverymulher.uol.com.br/mdemulher.abril.com.br/saude.ig.com.br/ligadasaude.blogspost.com.br
Você pode compartilhar com seus amigos e ainda tirar todas as suas dúvidas
Deixe nos comentários, a Jú vai responder tudo pra gente.
Juliana Amorim
Personal Trainner
Professora da Academia Runner de São José dos Campos
Cref: 082029-G/SP
Tel : (12 ) 981622264
Fontes: discoverymulher.uol.com.br/mdemulher.abril.com.br/saude.ig.com.br/ligadasaude.blogspost.com.br
Publicação dia 24/08/15
Dica número 2 : Mulher que treina com PESO PESADO fica “bombada”????!!!!
Como no passado, mulheres ainda se questionam sobre os resultados do treinamento de FORÇA, ou até mesmo evitam esse tipo de exercício devido a " MEDOS "e estigmas sociais.O que se faz necessário entender são as diferenças nos termos que periodicamente são utilizados entre os ativos praticantes de atividade física.
Tudo começa com a confusão: Treino de Força X Hipertrofia, apesar de ambos estarem diretamente relacionados, existem diversos outros fatores que influenciam na ligação ou seja; um indivíduo com maior massa muscular não significa que seja o mais forte. Dados científicos comprovam que um atleta com MENOR massa muscular pode ter maior poder de força que um outro atleta bem MAIOR em massa.
E hoje iremos falar de FORÇA, TREINO DE FORÇA PARA MULHERES.
Queridas leitoras é chegada a hora de vocês entenderem que treinar membros superiores com cargas elevadas não corresponde a crença de que vocês ficarão “bombadas”. No máximo vocês irão dar um “tchauzinho” sem precisarem grudar o cotovelo na cintura. hahahaha
Para uma melhor compreensão, existem as diferenças relacionadas ao sexo em respostas físicas, composições corporais e fisiológicas no treinamento de força. Estes fatores são delicadamente avaliados por um profissional de educação física ao projetarem programas de condicionamento e estética (SIMÕES, 2007), [...] Antes da puberdade não existem diferenças no peso e composição corporal em meninos e meninas, fato que ocorre após a mesma, onde , meninos aumentam a quantidade de testosterona e meninas estrogênio. A testosterona aumenta a síntese de proteína nos músculos e o estrogênio à gordura corporal. (apud FLECK e KRAEMER, 1999), [...] Justo isso não?
Os garotos ficam fortes e as garotas ficam gordas...
Mas vejamos pelo lado positivo, as garotas desenvolvem os seios. Logo, concluímos que mulheres tendem a ter mais gordura no corpo e menos músculos. E homens o contrário.
Agora entendam; estudos comprovam que homens e mulheres numa comparação relativa a massa livre de gordura, as diferenças na força entre ambos os sexos tendem a desaparecer. O que sugere que a qualidade do músculo não é especificamente referente a sexualidade. Confuso ?
Claro que não , pense assim: A capacidade de exercer tensão muscular contra uma determinada resistência superando, sustentando e cedendo é o que chamamos de FORÇA MUSCULAR (GUEDES, 2003). Independente do sexo, quando se treina força o objetivo é aumentar a força e a potência muscular, para que essas capacidades possam facilitar a execução de diversas atividades cotidianas ou mesmo atléticas desportivas, assim como: melhorar a saúde e auto-estima, reduzir o risco de doenças degenerativas como a osteoporose e dar aquela caprichada no desempenho físico. Segundo Simões (2007), deve-se considerar a força absoluta dos músculos dos membros inferiores do corpo das mulheres, que é geralmente mais próxima da dos homens quando comparadas com os valores da força absoluta dos músculos dos membros superiores.[...].
CONCLUSÃO: O treinamento de força é de extrema importância quando se deseja tonificar, hipertrofiar, emagrecer, modelar, definir, ficar “gostosa” use o termo que quiser, pois independe do objetivo. Este tipo de treinamento é recomendado para mulheres de todas as idades, pesos e tamanhos, desde que orientado por um profissional da área. Seu benefício é proporcionar condicionamento muscular suficiente para adquirir resistência em geral e força, minimizando para tudo o risco de lesões.
Mulheres, de acordo com Guedes Júnior (2003), é importante manterem o nível de condicionamento muscular alto, pois a medida que dedicam-se e notam as conquistas, novos benefícios serão os próximos alvos, os próximos objetivos, os próximos focos. A prática de AUMENTAR SUAS CARGAS, ao nível real (aquela que tira o seu máximo e faz o coração explodir) regularmente ajudará a diminuir a tensão e o estress, melhorando até mesmo a quantidade e qualidade do sono.
Seguem 7 dicas pra vocês que entenderam o recado da semana:
1. Procure um profissional credenciado ou uma academia licenciada no CREF/SP.
2. Existem aulas que podem te ajudar a executar os movimentos corretamente antes de trabalhar na sua carga real.
3. Obedeça ao professor/professora e preste atenção em tudo que ele/ela explicar a você durante a aula se esta for coletiva, ou individual.
4. Trabalhe bem a sua respiração (solta o ar quando faz força e puxa o ar quando trás o peso a posição inicial) durante a execução dos exercícios, isso ajudará a manter-se firme e concentrado.
5. Tenha calma quanto aos resultados, procure seu professor/professora esse profissional capacitado irá te orientar em qual nível você se encontra e te dará uma estimativa quanto ao seu sonho ideal
. 6. Respeite sua individualidade biológica, e alimente-se corretamente antes e após o treino, dependendo, até mesmo durante (procure um nutricionista), hidrate-se bem, agua nunca é demais quando se tem uma rotina de treino regularmente organizada.
7. Nunca esqueça do CORE, AERÓBIO, FLEXIBILIDADE trabalhe outras valências físicas para complementar. Então chega de medinhos da modinha vamos treinar?
Sangue no olho mulherada que o verão está chegando aumenta essa carga ai !!!
Gostou a dica ?
Você pode compartilhar com seus amigos e ainda tirar todas as suas dúvidas
Deixe nos comentários, a Jú vai responder tudo pra gente.
Juliana Amorim
Personal Trainner
Professora da Academia Runner de São José dos Campos
Cref: 082029-G/SP
Tel : (12 ) 981622264
Data da Publicação - 17/08/2015
Treinamento " CORE "
Treinar o core é importante para que você possa ter maravilhosos resultados independente do seu objetivo.
Mesmo nos dias atuais, existem divergências de informações quanto aos treinos que recrutam a estrutura central do corpo. Aukuthota&Nadler(2004) O CORE, é composto por 29 pares de músculos que trabalham como uma cinta protetora única para a estabilização do corpo e da coluna, é o motor de todos os membros . Em uma linguagem branda pode-se dizer que músculos glúteos, quadrado lombar, transverso/reto abdominal, oblíquos internos/externos , Torácica (costas)/multifídos, ílio costal, longuíssimo do dorso fazem parte do core, os quais ao meu ver, devem ser os focos nos treinos.
Quando se tem o centro do corpo forte, qualquer exercício torna-se mais seguro e eficaz em sua execução, ou seja; o seu treino de corrida torna-se melhor, suas pedaladas mais potentes, suas cargas no treino de musculação aumentam com eficácia, entre outras modalidades “fitnnes” e/ ou desportivas. Além de tudo um core forte previne lesões, ou mesmo ajuda a reabilitar as mesmas, caso o indivíduo já apresente tal diagnóstico. O core bem treinado mantêm durante a execução de um X exercício, o alinhamento da coluna lombar contra a gravidade, pois este estabiliza a coluna e pélvis durante os movimentos.
Para tanto procure profissionais graduados na área de educação fíica(bacharelado), estes sendo credenciados pelo conselho regional de educação física, deverão ter a capacidade de melhor acompanha-los na prescrição de exercícios que promovam o fortalecimento/estabilização do seu Core.
Existem em academia preparadas para tais capacitações aulas elaboradas exclusivamente para este fim.
Então vem a pergunta: nas aulas classificadas como "aulas abdominais" eu treino o core? A resposta é simples; pode-se dizer que numa aula de abdômem se treina uma ação específica do core, no caso os músculos abdominais. Então o certo seria dizer que em um treino de força abdominal se treina um dos músculos do core, o que não desvaloriza a importância da sua prática.
Então que aulas devo praticar para a estabilização dos 29 pares de músculos que compõem o Core?
A resposta é complexa, mas posso dizer com total convicção que deve-se procurar aulas que priorizem a execução dos exercícios em superfícies instáveis, com ecléticas posições (em pé, sentado, deitado) todos realizados durante o período mínimo de 20 a 30 minutos. Aos quais utilizem materiais como: discos para equilíbrio, pesos livres, bola suíça, superfícies para pliometrias, elásticos de compressão, fitas a base de microfibras(TRX)... Diante desta sucinta explicação eu digo que aulas com o nome Core Trainning e CX WORK são aulas que você deve fazer.
Converse com o professor/professora, explique seu objetivo, relate suas capacidades e restrições, garanto que essas irão mudar sua vida. Garanto que se você quer emagrecer, cx work e core trainning irá mudar sua vida, se você quer ganhar músculos, cx work e core training mudará sua vida, se você quer prevenir lesões, cx work e core training mudará sua vida, e se você simplesmente quer melhorar no seu rendimento e trincar seu abdomem, cx work e core training mudaram sua vida. Sua vida em treinamento diário mudará para melhor, pois você será capaz de fazer qualquer coisa e evoluir em seus resultados sem sentir dores articulares, e percebendo os resultados positivos em 24 treinos.
Gostou a dica ?
Você pode compartilhar com seus amigos e ainda tirar todas as suas duvidas
Deixe nos comentários, a Jú vai responder tudo pra gente.
Juliana Amorim
Personal Trainner
Professora da Academia Runner de São José dos Campos
Cref: 082029-G/SP
Tel : (12 ) 981622264